Grupo Libera

Ano deexecução

2022

Área deatuação

Nacional

Branding / Design / Web

Serviços‑‑

Quem é o Grupo Libera?

Libera é o mais recente player no mercado de intermediação de crédito.

A LIBERA é a empresa mãe de intermediação de crédito pertencente ao Grupo do mesmo nome, que concorre com grandes nomes do setor, como a DS Intermediários de Crédito e a MaxFinance. Através da análise dos concorrentes e instituições financeiras de concessão de crédito, acreditamos que é possível destacar a LIBERA e traçar um caminho positivo em busca de clientes, já com o objetivo de retenção dos mesmos. Para tal, a coesão dos canais de comunicação é fundamental.

O crédito é um dos serviços que mexe bastante com a economia e tem um papel fundamental na acumulação de capital. Através do crédito, as pessoas impulsionam o consumo e aumentam os bens ou superam necessidades financeiras. O mesmo acontece na área da atividade seguradora, cuja margem de crescimento continua a ser enorme pois é raro não haver uma pessoa que não tenha um seguro.

Dada a natureza dos serviços da LIBERA e o facto de lidar com pessoas, a empresa deve possuir uma abordagem integrada em que o foco é o cliente, dando um apoio imprescindível para quem procura este tipo de serviços. Estes são ainda extremamente importantes para melhorar a literacia financeira em Portugal e, consequentemente, ajudar as pessoas nos processos de tomada de decisão.

Logo da Libera animado

Foco principal

O grande foco da marca é o setor de consumidor final. Assim, a LIBERA pretende reforçar-se no mercado como uma marca sólida alternativa aos players atuais, com know-how da área mas sem os vícios negativos dos concorrentes que vêem, acima de tudo, no cliente apenas mais um número. A LIBERA tem uma atitude mais fresca e elegante, atraindo um público mais selecionado, mas sem elitismos, ou seja, de comunicação acessível a todos.

Com a existência de concorrência no setor da atividade, desestabilizando o mercado, é importante definir bem a postura da marca junto do seu consumidor como diferenciadora e de relevância. A LIBERA pretende impôr-se como um parceiro, um amigo, com quem as pessoas podem contar para os acompanhar em vários projetos de vida, e não só como um intermediário “frio” desprovido de interesse.

ARQUÉTIPO DA MARCA_ GOVERNANTE

A marca toma o arquétipo como referência de tom de voz e comunicação no seu discurso de liberdade e controle. Ao possibilitar que o consumidor possa ter acesso às melhores linhas de crédito, a marca usa o próprio propósito como linha condutora de toda a comunicação, sendo características base da marca a força, atitude, robustez e dinamismo.

Para a marca da LIBERA inspiramo-nos no seu aspecto mais importante: a facilidade e praticidade de alcançar um sonho por meio das conexões positivas.

As linhas da marca representam essas conexões horizontais, e ainda é possível ver o aspeto de libertação financeira disruptiva. O grande objetivo é LIBERA oferece a praticidade e uma visão disruptiva ao consumidor.

Baseámo-nos em 3 pilares principais:
CONEXÃO / DISRUPTIVIDADE / MODERNIDADE

Composição do logo da Libera

Na construção da tipografia, a estrutura do símbolo foi usada. As faixas que compõem o logótipo e suas terminações diagonais foram as inspirações para letras como “A” e “E”, deixando o logo ainda mais exclusivo e único.

AS DIFERENTES VERSÕES DA ASSINATURA

Padrões oficiais da marca

Padrões oficiais da Libera
Cartões de visita da Libera
Fachada dos escritórios da Libera
Estacionário da Libera
Sacas oficiais da Libera

WEBSITE COM FUNCIONALIDADES PRÓPRIAS

Além da criação da componente informativa da plataforma web, esta também exigiu determinadas características inerentes à sua área de atuação. Neste sentido, tivemos de obedecer aos critérios e especificações do Banco de Portugal, regulador financeiro do país, incluindo simular a sua validação de todos os procedimentos desde o início ao final do processo.

Maquetas do website da Libera

Requisitos funcionais

Captura de leads qualificados

O lead é um cliente em potencial. Existem leads qualificados e desqualificados, e existem leads em diferentes níveis de maturidade em relação à compra. É através das técnicas de captação de leads que as empresas conseguem conquistar informações pessoais de contactos que são clientes em potencial. Essa etapa é fundamental para gerar oportunidades de negócios e trabalhar com consumidores com diferentes necessidades e em diferentes fases de amadurecimento de compra.

Simulador de crédito

O simulador é a principal razão pela qual as pessoas acedem ao website, e como decidem que querem contratar a Libera. A simulação em tempo real dos montantes de financiamento e respetivo prazo de pagamento, com a indicação do MTIC final e prestação mensal é de extrema importância. Esta simulação baseia-se em valores de referência alteráveis com os ajustes de taxas de juro em vigor, entre outros.

Pedido de crédito na hora

Com tantos players no mercado da intermediação de crédito, foi necessário criar uma plataforma interna ao website com a capacidade de receber, processar e informar os utilizadores das decisões das entidades bancárias. Através desta secção, os utilizadores podem fazer os pedido de financiamento e anexar imediatamente os documentos necessários à deliberação. A plataforma considera as cláusulas condicionais de cada situação, e tem mais de 20 decisões automáticas programadas.

Design responsivo

O site precisa de funcionar perfeitamente em tablets e mobile. Um dos requisitos é que seja acessível a partir de diferentes dispositivos e com diferentes perfis de utilizador. Pouco adianta um site ser responsivo se ele não entrega uma alta qualidade de usabilidade, considerando a coerência no posicionamento dos elementos junto com o desempenho. Seja em qualquer tipo de aparelho em que for acessado.

Maquetas do website da Libera